Em solenidade nesta terça-feira, 20/08, no Plenário da Câmara Municipal, os vereadores prestaram homenagem aos policiais lotados no 2º Pelotão da 75ª Cia da Polícia Militar com a entrega de uma Moção de Aplauso, de autoria do vereador Marcio Manoel Maia Vicente, em reconhecimento ao incansável trabalho em prol da segurança pública de Fervedouro, que vem resultando numa redução muito importante da criminalidade no município. Embora pequeno, com apenas 11 mil habitantes, o município de Fervedouro vinha ostentando um histórico criminal acentuado, apresentando elevados índices de ações de criminosos, com atuação de quadrilhas de assaltantes, ladrões de gado e autoras de homicídios.
Através de ações de policiamento ostensivo, blitz, cumprimento de mandados de busca e apreensão, acompanhamento de egressos do sistema prisional e interação com a comunidade por meio de palestras, participação em programas de rádio e do programa antidrogas conhecido como PROERD, realizado nas escolas municipais, a criminalidade despencou. O último homicídio registrado em Fervedouro ocorreu no mês de abril de 2021, ou seja, há mais de dois anos. Vale ressaltar que, de acordo com os dados estatísticos registrados no sistema REDS da Polícia Militar, que monitora o índice de criminalidade nos municípios mineiros, nunca houve um ano sequer, desde 2010, ano de implantação da coleta de dados, sem a ocorrência deste tipo de crime em Fervedouro.
Outro ponto positivo que merece destaque foi a redução, este ano, de aproximadamente 57% nos crimes violentos e 67% nos furtos, em comparação a 2022.
O efetivo lotado em Fervedouro é formado pelos seguintes policias militares:
1º tenente Thiago Sathler Ferreira, comandante do Pelotão
2º Sargento Gerson Alves Xavier
3º Sargento Cassiano Civinelli Tornel da Silveira
3º Sargento Douglas Matos Teófilo
3º Sargento André Luís da Silva Araújo
3º Sargento Ângelo Honorato
3º Sargento Ângelo Tadeu Gammaro Junior
3º Sargento Bruno da Silva Lozi
Cabo José Geraldo da Silva
Soldado José Mauro da Costa
Soldado Esdras Moreira Machado
Também participou da homenagem aos policiais militares o padre Jamir, da Paróquia de Santa Bárbara, que fez as orações abençoando este belíssimo trabalho da PM em Fervedouro.